Vinhos para tomar com finger foods
Um delicioso ceviche de peixe branco em uma mão e uma taça de Scavigna Rosato DOC na outra. Pronto: está aí uma harmonização fácil e infalível.
Por sua versatilidade e praticidade, os chamados “finger foods” vieram para ficar. Afinal, quem não gosta de poder experimentar uma infinidade de culinárias diferentes em pequenas porções sem ter que, necessariamente, elaborar demais os pratos?
Seja ao experimentar deliciosas tapas espanholas, mini hambúrgueres, canapés com salmão ou abobrinha, salada caprese no espeto ou qualquer outra combinação servida, você pode (deve!) harmonizar com um bom vinho, que realce os sabores das comidinhas.
O que levar em conta na hora de harmonizar vinhos e finger foods?
Como toda refeição extremamente versátil, é preciso ter em mente que a escolha do vinho ideal para acompanhar os finger foods deve considerar o principal componente servido. Por exemplo, se estamos falando de tapas que levem fatias de jamón (o tradicional presunto espanhol), vale a pena investir em um vinho um pouco mais encorpado, com taninos médios. Uma dica? Barbera D’Alba. Este é um ótimo vinho para degustar porções um tanto mais ricas em proteínas, sem que o sabor das comidinhas seja impactado pela adstringência do vinho.
Se as porções servidas forem mais heterogêneas, contando com queijos de teor variados, caldos, cremes, vegetais e carnes diversas, uma dica é realmente apostar no vinho mais versátil em que você puder colocar as mãos. Além de delicioso, o Valpolicella Classico tem exatamente esta característica, o que significa que se os fingers foods forem “apenas” a entrada para o prato principal, você pode continuar apreciando o Valpolicella ao longo de toda a refeição.
Para o caso de comidinhas mais leves, baseadas em saladas, legumes e peixes, a harmonização pode ser feita com um bom vinho branco, como é o caso de Pinot Grigio, um rosé (como o já citado Scavigna Rosato) ou até mesmo um espumante como o Terra Serena, que ainda combina muito bem com frutos do mar.
Comentários
Anita
03 outubro 2017
Ah, minha amiga vai amar essas dicas ela trabalha com isso
Anita
03 outubro 2017
Ah, minha amiga vai amar essas dicas ela trabalha com isso
Comentários
1 Comentário