Vinho e Culinária nordestina? Claro que sim!
O Nordeste Brasileiro é composto pelos seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. E não há dúvidas que a região é um grande tesouro da cultura nacional e merece ser homenageada.
Inclusive, dia 8 de Outubro, é comemorado o Dia do Nordestino! Além de ser uma valorização de toda a diversidade cultural, típica da região, a data foi criada em homenagem a um dos ícones da cultura nordestina no século XX, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, popular poeta, cantor e compositor cearense.
O Nordeste é muito conhecido pelas praias paradisíacas, belezas naturais e, claro, suas comidas deliciosas. Por ser muito grande, a região tem diversas características opostas, e isso se reflete na sua culinária. Por um lado, temos a região litorânea, repleta de peixes e frutos do mar. Já na região do sertão, temos terras mais áridas e secas, como a carne seca e a mandioca como alimentos característicos.
Sabemos que é um desafio grande limitar a gastronomia da região, principalmente por composta por diversos estados com suas características individuais, mas uma coisa é certa: a comida nordestina tem presença, atitude, sabores fortes, produtos nativos e sustância. E se for acompanhado de um bom vinho, melhor ainda! Mas você sabe harmonizar da melhor forma os pratos típicos da região com uma garrafa de vinho? Vamos lá!
Acarajé
O acarajé não é só uma preferência regional da Bahia e sim de âmbito nacional. Portanto, é o alimento ideal para iniciar esta lista de harmonizações. Este bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê com acompanhamentos como vatapá, caruru, vinagrete e camarão pede um vinho leve com um toque de acidez capaz de amenizar os efeitos de gordura trazidos pela fritura e o dendê.
Indo de encontro a estes fatores, a primeira bebida que aparece na mente é o branco. Contudo, por conta da presença de um fruto do mar, o rosé consegue agradar melhor o paladar. Neste sentido, o frescor do Marchese Montefusco – Rosato IGT Sicilia torna-se uma boa escolha.
Baião de dois
Prato que possui suas origens no estado do Ceará, rico, untuoso e de grande sabor. O prato é tão tradicional que ganhou o país com versões que imprimem a identidade de cada região. É possível encontrar encontrar versões com toucinho, queijo coalho, leite de coco...
Vinhos e espumantes que possuam uma boa acidez são ideias para contrapor a gordura e a presença do prato. O Spumante Feu Blanc de Blancs - Brut, da vinícola Orestiadi Vini, é uma boa opção. Com aroma Frutado e com notas de maça verde, a bebida tem paladar fresco e faz um ótimo contraponto.
Claro que a culinária nordestina vai muitoooo além disso, mas esperamos ter contribuído um pouco para você apreciar um bom vinho junto a um prato da região. Agora nos conte aqui nos comentários, qual é o seu prato preferido do Nordeste?
Comentários
10 Comentários