Greco Nero, a uva da Calábria
Você já ouviu falar da uva Greco Nero? Ela é a variedade de pele escura do Greco Bianco, uvas brancas cultivadas e exploradas em todo o centro e sul da Itália. E hoje é encontrada predominantemente na Calábria, sul da Itália.
Existem várias hipóteses da sua origem, mas por pertencer à família Greco, deve advir da mesma introdução do século VII aC. quando os colonos gregos se mudaram para o sul da Itália para fundar novas cidades e a civilização da Magna Grécia.
Na verdade, o Greco Nero também faz parte da tradição calabresa, que sempre foi cultivada nesta região, principalmente nas províncias de Catanzaro e Crotone. No passado, a uva foi confundido com outras vinhas, como a Marcigliana ou a Marsigliana, presentes na zona de Catanzaro. Também foi combinado com Verdicchio Nero e Aleatico.
Apesar da semelhança com o nome, o Greco não é derivado do país de origem da variedade, Grécia, mas sim do uso da palavra durante a Idade Média para descrever vinhos dignos de uma idade com alto teor de álcool e açúcar.
A videira da Greco Neto apresenta uma folha média e cachos médio-grande, cónicos e curtos, por vezes mesmo que raramente alados numa das partes. A densidade é compacta em média. As uvas, por outro lado, são pequenas ou médias, ovais e com bastante flor protetora para as películas finas. A cor é preta com tons de azul devido ao desabrochar. Os rendimentos são médios e regulares e a videira encontra-se melhor em solos quentes e não muito férteis. É cultivado com sistemas de baixa expansão, por exemplo a muda, podendo ser podado muito curto. Possui alta resistência a adversidades climáticas.
Vinho de Greco Nero
O vinho Greco Nero de uma única variedade é raro, já que a variedade é mais comumente misturada com Gaglioppo em vários vinhos DOC da Calábria. Estes vinhos, geralmente misturados com Gaglioppo, são geralmente caracterizados por sabores de ameixa, cereja e fruta preta.
Um bom exemplo de vinho com Greco Nero é o GB Gian Battista IGT, da vinícola Azienda Agricola Odoardi. Produzido com uvas Greco Nero, Nerello Cappuccio, Gaglioppo e Magliocco, o rótulo tem um visual vermelho-rubi e um aroma elegante, maduro e moderno, com notas de mirtilo e amora. Seu paladar tem sabores de café, baunilha e final de alcaçuz. Os taninos são firmes e suaves.
Você conhece a uva Greco Nero? Conta aqui pra gente se já experimentou algum vinho com a uva!
Comentários
0 Comentários