Dicas de vinhos para o Natal
É chegada a hora. Fim de ano, festas, ceia de Natal. Aquela correria toda, o frenesi nas ruas, o espírito natalino e a vontade de festejar estão no ar. Tudo começa a ficar mais bonito e mais decorado.
E junto à chegada do Natal, vem o compromisso da escolha do que comer e beber durante a tão aguardada ceia. Os pratos são típicos. Não é difícil saber o que levar à mesa. Mas, e os vinhos?
Separamos dicas de vinhos para presentear neste natal e também os que melhor combinam com os tradicionais pratos natalinos. Confira!
PARA PRESENTEAR
A principal dica para não errar na escolha é: procure conhecer o gosto de quem receberá o presente. Assim, fica bem mais fácil de acertar!
Se não for possível, a sugestão é ficar com espumantes ou vinhos tintos, que são mais fáceis de agradar. No caso dos tintos, a não ser que você tenha certeza de que a pessoa gosta de vinhos tânicos e potentes, o melhor é procurar algo intermediário. Vinhos das uvas Malbec, Merlot e Syrah, por sua vez, geralmente agradam uma quantidade maior de pessoas, do que uvas como Cabernet Sauvignon e Tannat, por exemplo.
Aposte no L’Attesa IGT Toscana 2008. Você não vai errar!
PERU, CHESTER E DEMAIS AVES
O Peru é um prato bastante apreciado na época de Natal. Além dele, é comum encontrarmos boas receitas com o Chester e também com o Frango. Os pratos com as aves podem ser acompanhados por um espumante brut branco ou rosé.
Também é possível combiná-los com vinhos rosés e brancos secos de boa estrutura. As uvas Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay produzem bons exemplares que cumprem bem o papel. Para aqueles que não abrem mão de um vinho tinto, as melhores opções são os de corpo leve e sem muitos taninos.
Aqui como sugestão deixamos o Marchese Montefusco - Rosato IGT Sicilia ou o Baglio di Stefano - Nero d'Avola IGP.
PERNIL, TENDER E DEMAIS CARNES DE PORCO
A sugestão dependerá do molho que acompanha. Os pratos servidos com molho adocicado, como a calda de abacaxi, podem ficar melhores com os vinhos brancos das uvas Gewurztraminer e Riesling.
Os espumantes brut, com sua acidez elevada, podem ser bons parceiros limpando um pouco da gordura da carne. Para quem prefere um vinho mais encorpado, o Chardonnay com passagem por barris de carvalho também é uma boa opção.
Ótimas opções são Scavigna Bianco DOC ou Marchese Montefusco - Chardonnay IGT Sicilia.
BACALHAU
O bacalhau pode ser acompanhado por vinhos de diferentes estilos. Tudo dependerá da forma como o prato foi preparado. Para os preparos com bastante azeite, por exemplo, a sugestão seria igualar a intensidade e untuosidade do prato com a do vinho. Um Chardonnay com passagem por madeira seria uma boa escolha.
E para quem acredita que peixes somente combinam com vinhos brancos, engana-se. Em Portugal a tradição é combinar o bacalhau com vinhos tintos. Afinal, segundo os portugueses, “bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau”!
Baglio di Stefano - Nero d'Avola IGP é uma boa pedida.
SALPICÃO
Existem diversas receitas de salpicão, todas com bastante ingredientes. Os mais comuns são: frango, legumes, pimentão, passas, creme de leite e, em alguns casos, frutas. Para não ter erro, escolha um espumante brut branco ou um vinho branco com boa acidez, como os das uvas Riesling, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. Vá de Baglio di Stefano - Pinot Grigio IGP BIO.
CUSCUZ
Assim como o salpicão, o cuscuz é um prato de muitos ingredientes: farinha de milho, pimentão, azeitonas, ovo cozido, sardinha, ervilha, entre outros. Para este prato, um espumante brut branco cai muito bem. Outras opções seriam os vinhos brancos das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Aposte no Spumante Feu Blanc de Blancs - Brut.
PANETONE, CHOCOTONE RABANADA E DEMAIS SOBREMESAS
O panetone com frutas cristalizadas pode ser acompanhado por um espumante brut. Quem prefere um paladar mais doce, pode optar pelos espumantes demi-sec ou da uva Moscatel. Panetones de chocolate, os Chocotones, por conta da doçura ficam melhores com Vinhos do Porto ou Madeira.
Lembrando que todas as sobremesas ficam melhores com vinhos doces. Se você optar por espumantes, os mais indicados são os classificados como Dulce ou Doux, pois contém maiores níveis de açúcar. Os espumantes da uva Moscatel também acompanham bem as sobremesas.
O Spumante Feu Blanc de Blancs - Brut é também uma aposta certeira aqui.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e um Feliz Natal!
Comentários
52 Comentários