Dia dos namorados: como escolher o vinho para completar a comemoração!
Um dos dias mais românticos do ano está chegando! Sim, o amor se transborda por conta da chegada do dia dos namorados! A celebração, que acontece em 12 de junho no Brasil, é um momento de demonstrar para aquela pessoa especial o quanto ela significa. E se o seu namorado (ou namorada) é daqueles apaixonados por vinhos, que tal surpreender na escolha da bebida para acompanhar um jantar romântico?
Mas qual é o vinho ideal? Como escolher um bom vinho para o Dia dos Namorados?
1. Se planeje
Comemorações especiais merecem um planejamento. E o primeiro ponto é: onde ela vai acontecer?
Se a comemoração for em um restaurante, escolha aquele que tenha o tipo de comida que seu amor gosta, para depois pensar exatamente em como o vinho pode complementar perfeitamente o jantar.
Porém se a comemoração for em casa, você precisa se programar com mais antecedência, pensando no cardápio e em qual vinho comprar. Lembre-se de comprar alguns dias antes para não ter imprevistos.
2. Escolha o vinho ideal
Uma boa harmonização pode realmente criar um jantar perfeito. E existem duas formas de fazê-la: você pode começar escolhendo o prato preferido do seu namorado ou namorada, e depois selecionar um vinho que o acompanhe, ou o contrário, primeiro escolher o rótulo que mais gosta, para em seguida escolher o prato ideal.
3. Conheça as harmonizações básicas
Se você não é um expert sobre o universo de vinhos, você talvez tenha alguma dificuldade em fazer grandes combinações. Por isso, é bom saber as harmonizações básicas, que não tem muito erro. E claro que você pode ter ajuda de sommeliers dos restaurantes ou até mesmo das lojas em que for comprar o vinho.
Mas, listamos algumas harmonizações básicas para te auxiliar na melhor escolha. Vamos lá?
Espumante
Esse tipo de vinho combina super bem com entradas, aperitivos como canapés, saladas etc.
Vinhos brancos e rosés
São boas escolhas para acompanhar saladas, aves, peixes e frutos do mar em geral. Como costumam ser vinhos mais leves, o ideal é que os pratos sejam mais leves também, sem muitos condimentos.
Vinhos tintos
Ótimos acompanhantes de carnes vermelhas ou com molhos vermelhos. Porém, a grande variedade de vinhos tintos merecem uma atenção especial. Opte por harmonizar pratos de temperos leves com vinhos tintos de sabor mais leve, e pratos picantes e mais condimentados com tintos de sabor mais marcante.
4. Escolha o vinho que mais agrade o paladar do casal
Apesar das várias dicas que demos aqui, é importante não esquecer do principal fator: o paladar de vocês. Não adianta escolher o melhor e mais caro vinho, se ele não lhe agradar ou ainda não harmonizar com nenhum prato que goste, não é mesmo? Mesmo com uma boa harmonização, não será uma experiência prazerosa.
Gostou das nossas dicas? Agora é só escolher a melhor forma de comemorar. Feliz Dia dos Namorados! Esperamos que aproveitem! Cin Cin
Comentários
0 Comentários