Como escolher o vinho branco ideal
Muito associados ao calor e ao verão, os vinhos brancos são mais leves e frescos, por isso, são mais escolhidos por pessoas que estão começando a apreciar o universo do vinho ou até mesmo apreciadores mais antigos que querem algo mais refrescante para beber sozinho ou acompanhar pratos leves – como as saladas, carnes brancas e frutos do mar.
Mas a variedade de vinhos brancos é muito grande, fazendo com que os iniciantes não saibam muito bem qual escolher ou quais características os diferenciam. Por isso, para ajudar nessa busca pelo vinho branco perfeito, listamos algumas informações sobre essa variedade que você precisa saber antes de comprar sua próxima garrafa. Vamos lá?
1- Tipos de Vinho Branco
Existem diversos tipos de vinho branco. Mas os mais conhecidos são os secos e os doces de sobremesas. A diferença está relacionada à quantidade de açúcar que cada vinho possui. Os secos têm muito menos glicose por litro, já os doces possuem uma quantidade muito maior na composição.
Os vinhos doces ganharam a fama de serem bebidas de baixa qualidade, porém isso não é verdade. Eles, na verdade, são uma excelente porta de entrada para o mundo dos vinhos: gostosos, harmonizam bem com sobremesas e são perfeitos para apreciar como aperitivo antes das refeições.
2- Principais Uvas dos Vinhos Brancos
Chardonnay
Chardonnay é para as uvas brancas, o mesmo que a Cabernet Sauvignon é para as uvas tintas. Faz sentido? Ela é a rainha das uvas brancas. A variedade origina um vinho branco dourado, que pode ser armazenado em madeira ou não, dependendo da produção.
As bebidas que passam por barrica têm aromas de maçã assada, manteiga derretida, flocos de aveia, noz-moscada, caramelo, baunilha, fumo de madeira. Enquanto que as que não passam pela madeira, têm aromas de frutas cítricas, limão, maçã ácida e pêra. Nossa dica é o rótulo Marchese Montefusco - Chardonnay IGP Sicilia.
Sauvignon Blanc
É a segunda casta branca mais cultivada no mundo e tem características bem diferentes da Chardonnay. Apresenta um aroma de fruta tropical, lembrando maracujá, bem intenso. Além disso, frutas cítricas, maçã verde, manga, melão também aparecem. E é um vinho que tem muito frescor, ou seja, para a beira da piscina, é perfeito. Se eu fosse você, experimentaria o "Frondoso" Sauvignon Blanc.
Pinot Grigio
O Pinot Grigio é o mais conhecido dos vinhos brancos italianos. Oferece toques leves, frutados, com um pouco de nozes. Cultivado nas regiões de Veneto e Fruili, no nordeste da Itália, o Pinot Grigio tem uma cor pálida e é ótimo para ser harmonizado com frutos do mar, massas e queijo. Evite os pratos ácidos, como molhos de salada à base de vinagre. A sugestão é o Baglio di Stefano - Pinot Grigio IGP BIO.
Aqui basta escolher qual te agrada mais e apreciar um bom vinho branco sozinho ou com os amigos nos dias quentes de verão! Cin-Cin!
Comentários
0 Comentários