Celebração e espumante são quase sinônimos!
"Estou bebendo estrelas" teria dito o dom Pierre Pérignon (1638-1715), monge beneditino francês que dizem ter sido quem descobriu o espumante depois de, acidentalmente, chegar a fórmula do vinho cheio de dióxido de carbono. Se a afirmação de fato existiu ou não, não temos como saber, mas ela descreve perfeitamente a sensação que temos ao degustar um espumante.
Talvez seja por isso que celebração e espumante são quase que sinônimos. E não é só aqui no Brasil. Não importa em que cidade ou país você esteja, provavelmente, já estourou um espumante para celebrar alguma data especial, seja ela Ano Novo, Casamento, aniversário ou encontro de amigos. A efervescência, junto de sua coloração dourada clara, reforça ainda mais o apelo festivo.
É difícil definirmos um início para tal tradição. Mais do que um costume da virada do ano, o espumante acompanha celebrações há séculos. É bastante conhecido o gosto da aristocracia europeia pelo vinho em momentos especiais de todos os tipos. Se voltarmos ainda mais no tempo, a preferência da alta sociedade romana pelo vinho é extensamente documentada, e a bebida se fazia obrigatória em qualquer ocasião de comemoração.
Mais caro do que o vinho tradicional, o champagne rapidamente ganhou status de produto de luxo no meio da alta sociedade. Era a bebida preferida da nobreza e dos mais privilegiados. Além de significar status, ela logo começou a ser usada em festividades.
Símbolo de celebração
O espumante tem toda uma característica festiva, já que a rolha “estoura” e o líquido flui e esse “estouro”, além da bebida, é um símbolo de celebração. Todos escutam e se envolvem naquele instante.
Como servir os espumantes
Ano Novo, como o próprio nome sugere, é um novo nascimento, e “batizá-lo” com o champanhe parece ser um meio de colocar todos ao som de boas vibrações. Por isso separamos algumas dicas para você que irá apreciar um bom espumante na virada do ano, ou em qualquer outra ocasião que achar interessante!
- O espumante deve ser servido de 5 a 10 graus. Então não esqueça de gelar as garrafas com no mínimo uma hora de antecedência. O espumante deve ser servido de 5 a 10 graus.
- Você pode até estourar o espumante para celebrar, mas isso não tem nada a ver com o modo “correto” de tomar um espumante. Faça isso com algo mais em conta porque você vai perder bastante líquido em forma de espuma.
- Depois do espumante mais em conta para o brinde, você pode servir algo mais requintado.
- Na hora de abrir o espumante tome cuidado e aponte para um local onde não haja lâmpadas ou pessoas.
- Sirva até metade da taça, não encha;
- Sirva o espumante em taças de espumante, esse é um passo importante no processo. Fique de olho na cristaleira ou armário e tenha certeza de ter o número certo de taças para o número de convidados que tomarão espumante na sua festa de Ano Novo. Taças de acrílico são válidas caso você pretenda mover sua festa para a praia. Vidro e areia é muito perigoso.
- Espumantes são amigos de petiscos. Qualquer coisa salgada ou frita vai bem. De batatas fritas a camarão empanado.
Gostou das nossas dicas? Conta pra gente quando você mais gosta de apreciar um espumante! ;)
Comentários
0 Comentários