5 motivos para você tomar vinho tinto
Se você é um apreciador de vinho ou não, provavelmente já escutou que a bebida, consumida de forma moderada, faz bem à saúde. Mas você sabe de fato como isso acontece? Hoje, resolvemos compartilhar alguns dados interessantes sobre como vinho tinto pode contribuir para a saúde de seus apreciadores. Vamos lá?
- É melhor beber pequenas doses do vinho tinto do que não beber!
Ficou surpreso com essa informação? Vários estudos experimentais em humanos mostraram que o consumo moderado de vinho tinto é melhor para você do que não beber. Isso acontece porque os antioxidantes encontrados no vinho tinto reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, mortalidade e diabetes tipo 2. Claro que isso tudo é de forma moderada. Caso você beba mais do que deveria, os riscos à saúde se tornam maiores que os benefícios.
- Os benefícios do vinho tinto para a saúde vêm do tanino.
Quase tudo no vinho que não é álcool ou água é um tipo de polifenol. Os polifenóis incluem tanino, pigmento de cor, aromas de vinho, resveratrol e cerca de 5.000 outros compostos vegetais. Destes polifenóis, os mais abundantes no vinho, que estão relacionados à saúde, são as procianidinas, um tipo de tanino condensado também encontrado no chá verde e no chocolate preto. Este composto está especificamente associado à inibição da placa de colesterol nos vasos sanguíneos, o que é altamente benéfico para a saúde e longevidade do coração.
- Alguns vinhos tintos são melhores para você do que outros.
Sabia que nem todos os vinhos tintos são iguais em relação aos benefícios à saúde? Alguns vinhos têm níveis significativamente mais altos de elementos benéficos do que outros. Por exemplo, Cabernet Sauvignon tem mais taninos condensados que Pinot Noir. Embora seja bastante difícil determinar quais vinhos são os melhores, aqui estão algumas dicas:
- Os vinhos tintos secos são melhores do que os vinhos doces.
- Vinhos tintos com baixo teor de álcool (de preferência abaixo de 13% ABV) são melhores do que vinhos com alto teor de álcool.
- Os vinhos tintos com tanino mais alto (aqueles que são mais adstringentes) são melhores do que os vinhos com tanino baixo.
- Vinhos tintos jovens são melhores para você do que vinhos tintos velhos.
“Os vinhos mais antigos são os melhores.” Já escutou essa frase? Essa afirmação pode até fazer sentido, em alguns casos, em relação ao sabor, mas quando se trata dos aspectos saudáveis do vinho, o vinho velho não é tão bom! Os vinhos tintos jovens contêm níveis de tanino mais elevados do que qualquer outro tipo de vinho.
- Os vinhos tintos geralmente contêm menos sulfitos do que os vinhos brancos.
Em geral, os níveis de sulfito nos vinhos tintos são mais baixos do que nos vinhos brancos. Isso ocorre porque os vinhos tintos tendem a ser quimicamente mais estáveis do que os vinhos brancos e não se degradam tão rapidamente.
E aí, gostou das curiosidades que apresentamos? Deixe seu comentário!
Comentários
0 Comentários