As aminas biogênicas no vinho
Você já ouviu falar sobre aminas biogênicas? Ela pode ser a causa da sensação de cansaço, dor de cabeça, náusea e dor abdominal depois de apenas uma ou duas taças de vinho.
Qualquer bebida alcóolica em excesso pode causar os sintomas citados acima, mas se você os sente logo após uma ou duas taças, essa sensação de "desligamento" que você tem do vinho pode vir de um grupo de compostos chamados aminas biogênicas. Mas afinal o que são aminas biogênicas?
As aminas biogênicas são compostos de nitrogênio orgânico que surgem naturalmente durante a vinificação. Eles incluem compostos como histamina, tiramina, putrescina e cadaverina. Inclusive, você encontrará aminas biogênicas em muitos alimentos, incluindo peixes processados, carne, queijo e coisas fermentadas (como cerveja, vinho e kimchi).
Infelizmente, não existem regras rígidas a serem seguidas para evitar vinhos com aminas biogênicas porque há poucos dados disponíveis.
E se você for sensível a aminas biogênicas?
Alguns de nós são sensíveis às aminas biogênicas, o que causa dores de cabeça facilmente depois de apenas alguns goles de vinho. A Madeline Puckette, co-fundadora do Wine Folly, compartilhou em um artigo algumas dicas:
- Beba sempre um copo de água antes de beber um copo de vinho. Isso elimina a possibilidade de você estar desidratado.
- Se você for beber mais do que uma taça de vinho, opte por vinhos brancos, rosés e espumantes em vez de vinhos tintos.
- Apesar de nossos temores associados aos sulfitos, os vinhos que contêm sulfitos impedem a criação de aminas biogênicas, controlando o crescimento microbiano.
- Se você estiver cheirando, é útil notar que vinhos com excessivos aromas pútridos muitas vezes correspondem a aminas biogênicas elevadas.
- Os vinhos altamente ácidos (vinhos com baixo pH - abaixo de 3,3 pH) resistem naturalmente à criação de aminas biogênicas.
- Tente limitar o consumo de alimentos ricos em aminas biogênicas (queijos envelhecidos, carnes curadas, peixes processados) ao beber vinho.
- Algumas pessoas recomendam tomar um anti-histamínico antes de beber vinho. Aconselhamos você a verificar com seu médico antes de tentar isso.
Nós sabemos que o vinho é cheio de particularidades e nuances. E o objetivo da Ivini é exatamente mostrar todos os lados da bebida que amamos para que os apreciadores tenham conhecimento de suas características e possam consumi-la com consciência e aproveitar por completo a experiência.
E você, já sabia dessas informações? Conta pra gente nos comentários!
Comentários
0 Comentários