5 livros essenciais para amantes de vinhos
Seja porque você quer se tornar um grande expert em enologia ou apenas busca apreciar vinhos diversos com mais confiança, não há como negar que os livros podem ser grandes aliados na hora de encontrar o próximo rótulo que vai entrar na sua “wishlist”.
Por isso, listamos os 5 livros que não podem faltar na biblioteca de todo apreciador de vinhos que se preze. Confira:
1. O Guia Essencial do Vinho. Wine Folly, de Puckette Madeline e Hammack Justin
Além de trazer informações muito relevantes, este livro é um deleite visual. Com imagens, infográficos e ilustrações belíssimas, O Guia Essencial do Vinho. Wine Folly (que recentemente ganhou tradução para o português) conta com a chancela de um dos sites mais referenciados do mundo quando o assunto é vinho, o Wine Folly. Com 240 páginas, o livro tem como público-alvo os iniciantes na apreciação de vinhos. Por isso, investe numa abordagem bem didática e traz textos que podem soar óbvios para quem já entende um pouco mais do assunto. Ainda assim, é um item que não pode faltar em sua coleção.
2. Atlas Mundial do Vinho, de Hugh Johnson e Jancis Robinson
Este é um verdadeiro clássico da enofilia. Publicado desde 1971 (a edição atual é a sétima), apresenta 215 mapas e pesquisas dos maiores especialistas ao redor do mundo. Decerto é o principal livro de referência para amantes de vinho por apresentar um panorama completo sobre os territórios de cultivo, características das uvas e métodos de produção da bebida ao redor do mundo.
3. Expert em Vinhos em 24 Horas, de Jancis Robinson
Coautora do “Atlas Mundial do Vinho, Jancis Robinson faz deste livro um guia básico essencial para quem é interessado no tema, mas ainda não tem certeza se espumante é vinho, por exemplo. Além de ensinar alguns truques para escolher um bom rótulo,, ela sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos, fala sobre preços, harmonizações etc. Tudo isso em apenas 160 páginas.
4. Vinhos. Aprenda na Prática a Degustar Bebida, de Marnie Old
O que mais chama a atenção neste livro é a atenção que a autora Marnie Old dá à experiência sensorial da degustação de uma taça de vinho. Além de falar sobre a importância de saber escolher o vinho certo para determinada ocasião, ela explica como reconhecer e descrever o sabor, o aroma e a aparência dos vinhos. Outro ponto interessante está na comparação entre vinhos do Velho e do Novo Mundo, quando são apontados os pontos fortes de cada região produtora, de maneira simples e eficaz.
5. The Wine Bible, de Karen MacNeil
O próprio nome já diz: este livro se propõe a ser um compêndio completo sobre vinhos de todo o mundo. E consegue. Ainda sem tradução em português, são nada mais nada menos que 1.008 páginas com informações bem detalhadas sobre mais de 10.000 vinhos oriundos de dezenas de regiões vinícolas ao redor do globo. Quer saber mais sobre os vinhos da Eslovênia? É aqui que você deve procurar.
Comentários
anita
09 agosto 2017
Que dicas ótimas! Não imaginava que havia livros sobre vinhos.
anita
09 agosto 2017
Que dicas ótimas! Não imaginava que havia livros sobre vinhos.
Comentários
1 Comentário