Perricone, uma longa história com a Sicília
Você já ouviu falar da uva Perricone? Ela é uma variedade de uva tinta pouco cultivada no oeste da Sicília. Mas, apesar de não ser muito conhecida atualmente, a Perricone tem uma longa história e, como muitas variedades italianas obscuras, já foi amplamente plantada em sua região associada. Inclusive, os vinhos da uva Perricone foram exportados para toda a Europa no final do século 19 sob o aspecto de "Zucco Rosso", um vinho muito procurado na época. Hoje vamos falar um pouco sobre essa variedade. Vamos lá?
A perricone é uma planta vigorosa com folhas de tamanho médio, cacho cilíndrico ou piramidal e tem frutas de tamanho médio com pele espessa e cor de azul escuro tendendo a preto. apresenta maturação média e produz vinhos tintos rubi mais ou menos intenso, odor vínico, de corpo médio, bastante tânico, harmonioso em geral, de consumo pronto.
Infelizmente, a casta foi fortemente atingida pela filoxera e foi substituída em grande parte pela Nero d'Avola, cujos vinhos eram considerados superiores. Agora, a Perricone ocupa uma pequena área de vinhedos na parte noroeste da ilha, onde tem melhor desempenho em locais elevados no clima quente do Mediterrâneo. É uma das últimas variedades a amadurecer na ilha.
Atualmente, é mais comumente usado em blends com a uva dominante da ilha, Nero d'Avola, onde oferece textura e um pigmento profundo. Inclusive, perricone é permitido em um punhado de títulos DOC. Na prática, entretanto, os vinhos varietais Perricone são geralmente rotulados com o título IGT da ilha.
Apesar de não ter nenhuma relação, Perricone é frequentemente descrito como sendo bastante semelhante a Barbera, com alta acidez e características de frutas vermelhas, terra e ervas. No entanto, Perricone tem taninos fortes e perceptíveis que podem acentuar o amargor que muitas pessoas encontram no paladar desses vinhos.
Nos últimos anos, alguns produtores estão vendo o potencial de Perricone e voltando sua atenção para os engarrafamentos de variedades. Como é o caso da vinícola Tenute Orestiadi, que produz o vinho Perricone - DOC Sicilia, que conquistou a Medalha de Ouro Mundus Vini 2016. O rótulo produzido 100% com uvas Perricone tem um visual vermelho-rubi intenso com reflexos granada e bouquet aromático de frutas vermelhas com sensações de pimenta do reino e de especiarias do Mediterraneo. Seu paladar é macio, elegante e frutado com uma explosão de cerejas . O final de boca é longo e persistente.
E você, já conhecia a uva Perricone? Conte para nós!
Comentários
0 Comentários