Drinks com vinho para celebrar o Carnaval
Carnis Levale é o termo em latim utilizado para designar uma festividade que o brasileiro conhece tão bem: O Carnaval. Apesar de a data comemorativa estar tão enraizada na cultura do país, ela não é original das terras nacionais. Uma das primeiras manifestações aconteceu na região da Mesopotâmia quando os presos vestiam-se de rei em um período conhecido como Saceia. Não demorou muito para que a troca de papéis sociais ganhasse o mundo. A Itália não ficou de fora do movimento festivo e na época do Renascimento passou a introduzir máscaras, adereços, fantasias e carros alegóricos na comemoração. Nesta época, a festa começou a ficar nos moldes da era contemporânea.
Hoje em dia o principal carnaval italiano concentra-se ao nordeste, em Veneza. A festa é regada a fantasias, exposições de arte, desfiles de moda e apresentações teatrais. Viareggio nos arredores de Toscana também é bastante reconhecida no período de comemoração. Aos domingos de janeiro a fevereiro carros alegóricos circulam com enormes esculturas de papel machê que retratam em tom de ironia personalidades nos campos da política, cultura e entretenimento. O trajeto percorrido de dois quilômetros exalta a beleza das praias e construções de Art Nouveau.
Após essa pequena introdução a respeito da história do Carnaval, chegou o momento de uma pergunta esperada... O vinho combina com a festividade? Em resposta a indagação, digo que música, diversão e calor podem ser bons companheiros de uma taça. O segredo está nas combinações.
Para toda bebida, uma harmonização
Tinto, branco, rosé, espumante e licor. As opções para a criação de drinks são inúmeras. Mas, quando se trata de Carnaval o ideal é optar por um misto de cores e frescor.
Confira abaixo três sugestões de bebidas para apreciar no feriado!
- Viña Colada
50 ml de Espumante Rosé Terra Serena
20 ml de rum prata
50 ml de água de coco
Abacaxi bem maduro cortado em triângulos de 2 cm
Suco de limão da pérsia
Gelo
Modo de Preparo: Em uma taça amasse o abacaxi e o suco de limão. Em seguida, acrescente gelo, água de coco, rum e o espumante. Por fim, misture, coloque o gelo e sirva.
- Clericot Caribenho
100 ml de Chardonnay IGT Sicilia
50 ml de rum prata
Pequenos cubos de goiaba vermelha
Meia lua de laranja Bahia
Meio limão siciliano
Água tônica
Folhas de hortelã
Gelo
Modo de Preparo: Em uma taça misture a goiaba, fatias de laranja e o limão siciliano. Depois coloque quatro pedras quebradas de gelo, rum, água tônica e Chardonnay. Use as folhas de hortelã para decorar e sirva.
- New York Sour
60 ml de Bourbon
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope simples*
15 ml de Barbera D’Alba Doc
Gelo
Modo de Preparo: Misture em uma coqueteleira o Bourbon, suco de limão, uma grande quantia de gelo e o xarope simples. Coe a mistura para uma taça com novas pedras de gelo e coloque o Barbera de forma suave sobre o líquido. Por último, sirva.
*Xarope simples: Leve um quilo de açúcar e um litro de água para ferver no forno. Em seguida, retire as impurezas que se formam em cima do líquido com uma peneira. Desligue o fogão quando a mistura estiver densa, mas, ainda líquida. Deixe esfriar e guarde na geladeira..
Comentários
0 Comentários