Combine perfeitamente espaguete com Vinho
Difícil encontrar alguém que discorde que uma das melhores experiências gastronômicas é a clássica combinação italiana de vinho com espaguete, não é mesmo? O tipo de massa é super versátil e tem sabores para todos os gostos. Mas escolher o rótulo certo para cada variação de espaguete pode parecer algo complicado, mas existem algumas regras básicas de harmonização que facilitam a tarefa de escolher o vinho que será perfeito para o estilo de massa que você pretende consumir.
Para ajudar, listamos algumas combinações de vinho e espaguete que deixarão todos felizes. Vamos lá?
Espaguete à Bolonhesa
Não tem como não começar pelo clássico Espaguete à Bolonhesa. E para esse excelente prato italiano nossa dica de harmonização é o Chianti. O tinto escuro e rico complementa lindamente as ervas e o molho de tomate, enquanto os taninos mais pesados vão limpar a sua língua de carne gordurosa a cada gole.
Espaguete alla Carbonara
Carregado com ovos e bacon, o Espaguete alla Carbonara é rico de sabores e incrivelmente satisfatório. Então, o vinho que vem com ele precisa fazer jus ao prato. Vinhos como o Pinot Grigio vão super bem com esse tipo de massa. Isso porque, além de uma boa dose de acidez que corta a gordura, esse tipo de rótulo também tem uma quantidade inesperada de salinidade.
Espaguete all’Arrabbiata (apimentado)
Para quando preferir o seu espaguete com um pouco de tempero! O molho de arrabbiata é conhecido pelo calor de sua pimenta. E como muitos alimentos picantes, isso pode significar uma sensação agradável de formigamento. E você precisa do vinho certo para apreciar esses sabores.
O vinho primitivo é uma ótima escolha por ser um tinto mais claro com uma doçura de canela que deve complementar o tempero desta massa clássica. O Primitivo é um vinho multitalentoso, especialmente quando se trata de comidas mais apimentadas. Seus sabores frutados com especiarias ajudam a realçar toda a complexidade da pimenta malagueta.
Sabemos que provavelmente existem tantas receitas de espaguete quanto vinhos para combinar, e o que trouxemos aqui é só o começo. Quais são alguns dos seus favoritos? Conte-nos nos comentários abaixo!
Comentários
0 Comentários