Combinando vinho e chocolate
No dia 26 de março é comemorado o dia da matéria prima de um dos produtos favoritos do brasileiro… O cacau! E, aproveitando essa data comemorativa, vale a pena lembrar que, além de harmonizar com pratos salgados, o vinho combina muito com doces e o chocolate é uma ótima opção nesse caso.
Além da harmonia entre os sabores, o vinho e o chocolate também trazem benefícios em comum à saúde, sendo a maioria deles, estimulados pelas mesmas substâncias, os flavonóides, que têm ação antioxidante. Por tanto, que tal combinar esses dois apetites? Aqui vão algumas dicas para a harmonização perfeita entre eles:
1. Chocolates meio amargosChocolates que possuem entre 50% e 70% de cacau são os mais indicados para apreciar com uma boa taça de vinho, pois não têm o gosto do doce tão forte e, assim, não anulam o sabor do vinho.
2. Vinhos que sustentem o sabor do chocolatePara sustentar o sabor do chocolate meio amargo, apostar em um vinho mais encorpado e aromático é a opção mais certeira. Um tinto de sobremesa, por exemplo, tem uma ótima estrutura para sustentar o sabor do derivado do cacau.
Porém, se o chocolate for amargo, na casa dos 70% em diante, é recomendado um vinho mais amadeirado, como um Cabernet Sauvignon.
3. Espumante e chocolate brancoPor ser normalmente mais gorduroso que os outros tipos de chocolate, o branco pede um acompanhamento de uma bebida mais ácida que ajude a “limpar” a gordura da boca, característica presente nos espumantes. Essa qualidade se dá pelo processo de fermentação maloláctica pelo qual a bebida passa durante sua produção.
Mas a dica mais importante é não ter medo de fazer combinações, afinal é dessa forma que descobrimos o que mais nos agrada!
E ai? Qual será sua combinação entre vinho e chocolate do dia?
Comentários
0 Comentários