Primavera: quais vinhos beber na estação mais charmosa do ano?
A estação mais charmosa do ano chegou no dia 23 de setembro, trazendo mais cores, flores, sabores e frescor: sim, estamos falando da primavera! A palavra tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão", e é uma das quatro estações do ano, onde várias espécies de flores desabrocham e, por isso, é conhecida como a estação das flores.
Pelo calor e pelas pancadas de chuva, que são as condições do clima e do solo da primavera, favorecem o crescimento e a reprodução das plantas. É por isso que, a partir do dia 23, os frutos vão amadurecer e as flores se abrirão, deixando as paisagens mais bonitas e um delicioso cheirinho de flor pelo ar.
A primavera tem seu início com o fim do inverno, quando ocorre o fenômeno do equinócio e permanece até a entrada do verão, quando ocorre o fenômeno do solstício. Durante o equinócio, a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios Norte e Sul. Isso resulta em dias e noites com durações iguais. No Hemisfério Sul, a estação começa no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro. É a chamada primavera austral. Já no Hemisfério Norte, a primavera se inicia no dia 20 de março e termina em 21 de junho. É a chamada primavera boreal.
As principais características da primavera são:
Temperatura amena: a temperatura nessa estação do ano costuma ser bastante amena e agradável.
Mudança da paisagem: grande parte das plantas florescem, colorindo a natureza. Os animais polinizadores ficam mais ativos.
Maior incidência de chuvas: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade.
Horas do dia: dias e noites têm a mesma duração, em decorrência do movimento de translação. Ao longo da estação, os dias vão ficando maiores.
E qual o melhor vinho para esta estação? Bem, esta época pede vinhos com mais jovialidade, que são fáceis de serem consumidos e são complexos ao paladar. O preferido e mais apreciado para a meia estação é o vinho Rosé. Os brancos também combinam muito e até um tinto leve cai muito bem.
Rosés
O preferido e mais apreciado para a estação é o vinho Rosé. A bebida é elaborada a partir de uvas tintas, que são submetidas a macerações curtas, apresentando um sabor mais refrescante e com baixo teor de álcool. Os Rosés Light são vinhos leves, refrescantes, delicados, alegres e descontraídos. Predomina um tom claro em sua cor. Aromas frescos e delicados de frutas e flores. No paladar expressam frescor. Já os rosés vigorosos são frutados, densos, macios. Possuem cor cereja. Aromas de frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesa. Aqui como sugestão deixamos o Marchese Montefusco - Rosato IGT Sicilia.
Brancos
Os brancos também combinam muito com a meia-estação. Costumam ser frescos, leves e aromáticos. Os brancos frutados são descontraídos, aromáticos e com sabor de frutas. Apresentam aromas florais, com maior ou menor intensidade, dependendo do vinho. Podem apresentar notas de abacaxi, maçã, maçã verde, melão, pêssego ou maracujá. Agradam a todos os públicos por suas características refrescantes. As uvas Sauvignon Blanc, possuidora de boa refrescância e intensidade, e Chardonnay, mais gastronômica, são as protagonistas da estação. Uma boa dica é o Marchese Montefusco - Chardonnay IGT Sicilia.
Tintos
Para quem não abre mão do tinto, procure tintos com pouco tanino, mais macios como os das uvas Pinot Noir, Merlot e Carmerére. São leves, frutados, fáceis de beber. São perfeitos para clima mais quente, pois podem ser bebidos gelados. Existem boas opções de uvas tintas, com baixa graduação alcoólica, sem passagem por madeira e taninos mais leves como. São macios e fáceis de beber em dias amenos.
O L’Attesa IGT Toscana 2008 é uma ótima pedida!
Temperatura correta
Essa é uma dica para qualquer época do ano, porém, mais ainda na Primavera e no Verão. Ao servir o vinho na temperatura correta, as chances de que o mesmo dê tudo de si são ainda maiores. Os aromas são mais fragrantes e a apreciação se torna ainda mais agradável e satisfatória. As temperaturas ideais para cada estilo de vinho são:
Espumantes e champanhes secos e doces : de 6° a 8°C
Brancos leves: de 6° a 8°C
Brancos de médio corpo: de 9° a 11°C
Brancos encorpados e licorosos: de 10° a 12°C
Roses: de 6° a 8°C
Tintos leves: de 10° a 12°C
Tintos de médio corpo: de 14° a 15°C
Tintos encorpados e envelhecidos: de 17° a 18°C
E aí, gostou das dicas? O que realmente importa é aproveitar muito a estação mais charmosa do ano, regada com muito vinho. Deixe o seu comentário!
Comentários
umeqivija
13 abril 2021
http://slkjfdf.net/ – Iwaxyej Apatewod vpk.xvvr.ivini.com.br.mvr.yr http://slkjfdf.net/
olimojipw
13 abril 2021
http://slkjfdf.net/ – Adapac Adtajo tnm.iskj.ivini.com.br.dnn.tb http://slkjfdf.net/
TIbRkLJreHzmg
21 outubro 2019
QAJkaHgbTVe
RAhnBzaMZpbEI
21 outubro 2019
KNBgZOhFzkW
yPQVUMqZndwbX
21 outubro 2019
SkPZAQKu
umeqivija
13 abril 2021
http://slkjfdf.net/ – Iwaxyej Apatewod vpk.xvvr.ivini.com.br.mvr.yr http://slkjfdf.net/
olimojipw
13 abril 2021
http://slkjfdf.net/ – Adapac Adtajo tnm.iskj.ivini.com.br.dnn.tb http://slkjfdf.net/
TIbRkLJreHzmg
21 outubro 2019
QAJkaHgbTVe
RAhnBzaMZpbEI
21 outubro 2019
KNBgZOhFzkW
yPQVUMqZndwbX
21 outubro 2019
SkPZAQKu
Comentários
8 Comentários