Benefícios do vinho para a saúde
O que o vinho tem a ver com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul? Bem, vamos antes relembrar o conceito dessas campanhas.
Lançado em 1997, na Califórnia – EUA, o Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso no mês de outubro são realizadas várias ações de sensibilização. O laço cor de rosa é um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama e o seu principal objetivo é o de alertar/informar as pessoas sobre a doença.
Já o Novembro Azul, foi criado por um grupo de amigos australianos, e tem o bigode como seu símbolo. O objetivo é de conscientizar os homens sobre cuidados básicos de saúde e, principalmente, sobre a luta contra o câncer de próstata.
Certo. E o que o vinho tem a ver com isso? Vamos explicar! A deliciosa bebida de Baco contém flavonoide, componente responsável por agir como retardador das células cancerígenas. Pesquisas revelaram também que o resveratrol, polifenol antioxidante presente na uva e obviamente nos vinhos tintos, aumentam a ação das drogas usadas no combate ao câncer de mama e além disso apontaram que uma taça de vinho ao dia pode proteger o organismo contra a doença, uma vez que o resveratrol bloqueia o caminho do estrogênio ao combinar com o DNA da mulher para espalhar células tumorais, transformando-as em malígnas.
Mas atenção, ingerir somente vinho não previne totalmente a doença! Para isso é preciso realizar visitas periódicas ao ginecologista e urologista ao menos uma vez ao ano.
Entendendo melhor o resveratrol
O resveratrol é uma substância química produzida na casca da uva e em outros vegetais como amendoim, cacau e mirtilo, no qual atua como um pesticida natural contra fungos.
Ao longo das últimas décadas, milhares de artigos foram publicados sobre o resveratrol e os seus benefícios contra muitas doenças são sempre ressaltados, principalmente para diabetes, doenças neurodegenerativas e o câncer.
Testes sugerem que o resveratrol pode ter propriedades anticancerígenas, pode ajudar a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração, ajudar a reduzir a lipoproteína de baixa densidade, ou seja, o colesterol “ruim”, impedir a formação de coágulos sanguíneos e também proteger contra a obesidade e o diabetes. A Ivini separou os principais benefícios do resveratrol. Confira:
- Diminuir o risco de aterosclerose, por combater o colestrol ruim;
- Diminuir a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
- Aumentar o colesterol bom;
- Prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais, por ser antioxidante;
- Diminuir o risco de problemas cardíacos como infarto, por combater o colesterol;
- Ajuda a melhorar a digestão de uma refeição pois aumenta a produção de suco gástrico, estimula a vesícula e melhora a digestão do carboidrato.
Esses benefícios são obtidos a partir de um consumo regular de vinho tinto, sendo indicado consumir de 1 a 2 copos de 125 ml por dia!
E aí, gostou das curiosidades que apresentamos? Deixe seu comentário!
Comentários
14 Comentários